Centro de Educação Profissional do Vale do Rio Caí Sustentabilidade

Escola Técnica Federal - Julho de 2003 / Maio de 2008

O Projeto Arquitetônico desta Escola Técnica visa atender as necessidades e demandas de uma região que abrange vinte municípios (Vale do Rio Caí) de reconhecida importância econômica do interior do Rio Grande do Sul.

A concepção que norteou o projeto deu-se a partir da formação de um grupo multidisciplinar de alunos do Curso de Mestrado em Construção Civil da URFGS (PPGEC/NORIE), a convite do professor PhD. Miguel Aloysio Sattler.

Com autoria conjunta dos arquitetos Lisandra Fachinello Krebs, Haiderose Gauer, Daniela Payeras e Carlos Krebs, o projeto desta escola, sediada no município de Feliz, contempla diversos aspectos de construção sustentável, alinhando o ambiente físico ao processo pedagógico proposto.

A escola exemplifica a sustentabilidade a partir do exemplo do próprio prédio. O meio físico adequou-se ao ambiente local, refletindo em um prédio térreo, construído dentro da mesma cota, com a correta orientação solar, uso de ventilação cruzada, emprego de materiais e mão-de-obra locais, captação e uso de águas pluviais, entre outras estratégias sustentáveis.

Após sua inauguração, este Centro Federal Tecnológico (CEFET), subvencionado com recursos do BID/FNDE, investirá no desenvolvimento do potencial humano, resgatando valores histórico-culturais locais dentro de uma realidade de completo respeito e interação com o meio ambiente no qual está inserido.

A visão estratégica desta idealização congrega as questões da agenda de responsabilidade sócio-ambiental sob diferentes aspectos, quais sejam: sustentabilidade física, sustentabilidade cultural, sustentabilidade social e sustentabilidade econômica.

Clique nas imagens para ampliá-las.